O Sporting conquistou hoje a Taça de Honra da Associação de Futebol Lisboa, que comemora 100 anos, ao vencer o eterno rival Benfica, por 1-0, com o golo do médio André Martins, ainda na primeira parte.
Os "leões" entraram melhor no encontro e beneficiaram do facto dos jogadores se conhecerem desde a temporada passada, tendo apenas em Oriol Rossel o único reforço no onze inicial. Já o Benfica mostrou falta de entrosamento tanto no setor defensivo, como nas transições defesa/ataque.
A contribuir para isso está, claramente, o facto de a equipa estar praticamente toda remodelada. Hoje, por exemplo, no onze inicial contavam-se cinco novos jogadores (Loris Benito, Talisca, César, Luís Felipe e João Teixeira), aos quais se juntava Ola John, que esteve emprestado aos alemães do Hamburgo a partir de janeiro.
Com os “leões” a mostrarem-se mais pressionantes ao longo dos 90 minutos, os "encarnados" só deram o primeiro sinal de verdadeiro perigo, aos 31 minutos, quando Luís Felipe, com uma "bomba" de fora da área, deixou em sentido o guarda-redes Marcelo Boeck, que viu a bola passar muito perto do poste direito.
O Sporting chegou ao golo aos 42 minutos, quando André Martins surgiu sem marcação à entrada da pequena área, depois de uma arrancada fulgurante de Carrillo, pela direita, que entrou na área do Benfica sem oposição e serviu o "baixinho" para o 1-0, depois de César ter falhado o corte.
Numa segunda parte mais combativa fisicamente do que bem jogada, o Benfica foi crescendo no terreno muito por "culpa" das jogadas iniciadas por Gaitàn, mas a bola não chegava nas melhores condições à dupla Derley e Lima. A saída do argentino deitou por terra as aspirações "encarnadas", já que a partir daí os comandados de Jorge Jesus não voltaram a importunar os "leões".