O super-agente de jogadores de futebol Jorge Mendes pode estar envolvido num esquema que vai contra as regras da FIFA, que determinam que nenhum agente pode obter qualquer compensação financeira na transferência de um jogador por si agenciado quando haja conflito de interesses.
A informação é avançada pelo "The Guardian", que indica o facto de Mendes funcionar como consultor de cinco fundos de investimento sediados em paraísos fiscais. O português aconselha a compra de parcelas de determinados jogadores por si agenciados, reservando uma parte do dinheiro envolvido no negócio.
As leis da FIFA esclarecem que um agente apenas pode representar uma das partes do negócio de uma transferência, algo que Mendes pode não ter cumprido. O "The Guardian" teve acesso a um documento elaborado no sentido de convencer diversas entidades a investirem num fundo, para que depois este comprasse percentagens dos jogadores do agente.
Refira-se que Jorge Mendes é responsável por várias das maiores transferências da história de futebol, nomeadamente a de Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid, por 94 milhões de euros.
Resultados de Futebol ao vivo oferecidos por Futebol.com
Resultados de futebol ao vivo oferecidos por Futebol.com